7 Benefícios da chia

Preparamos uma lista com os 7 principais benefícios do consumo da chia, temos a certeza que após ler até o final, você não irá deixar de inserir no seu dia a dia que possui nutrientes exclusivos que vão estimular seu corpo a prevenir doenças.

Anúncios

Antes de listar os benefícios eu preciso que você saiba já de início que inserindo em suas receitas, poderá se beneficiar das propriedades antioxidantes, sendo, por isso muito útil para auxiliar no emagrecimento, prevenir doenças cardíacas, entre outros que citarei logo abaixo.

Anúncios
benefícios da chia(imagem do google)

1. Ótimo opção pós treino

Devido ao seu alto teor de proteínas e fibras, as sementes de chia devem ser incluídas em uma bebida ou lanche no seu pós treino. Ela contribui para manutenção da massa muscular e fornece energia, além disso com a presença de ômega 3 acaba auxiliando no aumento do seu desempenho, isso foi constatado na pesquisa publicada no PubMed pela Universidade do Alabama EUA.

2. Controle da glicose

Com sua enorme quantidade de fibras,ela atua diretamente na redução da velocidade de absorção dos carboidratos, auxiliando no controle do nível de glicemia no sangue e prevenindo o surgimento à insulina da diabetes. Ela também ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue de quem já possui diabetes.

3. Combate a prisão de ventre

Como ela é rica em fibras solúveis que é um tipo de fibra que absorve água para as fezes, acaba hidratando-as e facilitando na evacuação. Lembrando que em conjunto é preciso beber a quantidade ideal de água ao longo do dia e consumir as sementes de chia.

4. Promove perda de peso

Uma observação é que nenhum alimento sozinho fará você emagrecer, mas a chia é um grande potencializador à perda de peso, quando associada a uma boa dieta e exercícios regulares.

Anúncios

Isso ocorre porque ela é rica em fibras, proteínas e ômega 3, essas propriedades em conjunto auxiliam na redução do apetite, pois há uma saciedade maior e você consumirá menos alimentos.

Um estudo divulgado na Nutrition Research and Practice comprovou que comer sementes de chia no café da manhã aumenta a saciedade e reduz a ingestão de alimentos a curto prazo.

5. Previne doenças cardíacas

Ela é bastante eficaz no combate a doenças como infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Contendo grande quantidade de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, proteínas e fibras que auxiliam na proteção do nosso organismo de doenças cardiovasculares.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Paraíba foi relatado que o ômega 3, auxilia na regulação da pressão dos vasos sanguíneos e evita a hipertensão.

6. Fortalece a imunidade

Tendo nutrientes como fósforo, potássio e manganês atuam diretamente em nosso sistema de imunidade pois inibem a produção de células inflamatórias, auxiliando na preservação das membranas celulares e neurotransmissores.

Também contém aminoácidos como ácido aspártico e glutamina, que são relacionados a melhora do sistema imunológico. Incluindo a chia em nosso dia a dia acaba reforçando as defesas de nosso organismo e afastando doenças como gripes, resfriados e possíveis infecções.

7. Protege o cérebro

Ela auxilia nas funções cerebrais, pois contendo magnésio na semente esse nutriente é essencial para o perfeito funcionamento do cérebro e ligações cognitivas.

Além disso, contém ácidos linoleico e alfa-linolênico que estão relacionados à formação de membranas celulares, funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

Qual melhor forma de consumir a chia?

De maneira geral, ela pode ser inserida em refeições como café da manhã(sucos, vitaminas, iogurte, leite, aveia, bebida vegetal, pães, bolos, cereais) ou pós treino, a porção ideal é de 2 colheres de sopa por dia.

Além disso, a chia também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma de óleo, sendo recomendado tomar de 1 a 2 cápsulas desse óleo até 3 vezes por dia, ou 1 colher de sopa do óleo natural de chia, que pode ser usado em receitas de pães, sopas, bolos e refogados.

Semente de chia não deve ser consumida em excesso

Apesar de bem saudáveis e com inúmeros benefícios para o organismo, os grãos não devem ser consumidos em excesso, pois podem ser bem calóricos quando ingeridos em grandes quantidades e sem restrições, podendo provocar inchaço e dificultar a passagem de alimentos pelo estômago e outros canais digestivos. 

Fontes:

  • Omega 3 Chia seed loading as a means of carbohydrate loading Travis G Illian 1, Jason C Casey, Phillip A Bishop
  • Chia seed ( Salvia Hispanica L.) added yogurt reduces short-term food intake and increases satiety: randomised controlled trial
  • Supplementation of conventional therapy with the novel grain Salba (Salvia hispanica L.) improves major and emerging cardiovascular risk factors in type 2 diabetes: results of a randomized controlled trial
  • Chia flour supplementation reduces blood pressure in hypertensive subjects

Rolar para cima