Preparamos uma lista com os 10 principais benefícios da maçã, temos a certeza que após ler até o final, você não irá deixar de inserir essa fruta magnífica no seu dia a dia que possui nutrientes exclusivos que vão estimular seu corpo a prevenir doenças.
Antes de listar os benefícios eu preciso que você saiba já de início que ingerindo uma maçã por dia em sua dieta você acaba auxiliando para prevenir problemas cardiovasculares, diabetes, prisão de ventre, colesterol entre outros que citarei logo abaixo.
Um dos principais pontos é que ela fornece poucas calorias e uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e potássio. Variedade em fibras e substâncias antioxidantes que atuam reduzindo o risco de doenças em nosso corpo.
1. Alivia problemas no estômago
Como citei acima, as fibras da maçã acabam criando um gel que atuam diretamente na proteção da mucosa gástrica, aliviando o desconforto de gastrite, que nada mais é que uma inflamação do revestimento do estômago.
E por ser uma fonte de cálcio, magnésio e potássio acabam auxiliando no alívio dos sintomas do refluxo ácido.
O recomendado para este caso é uma maçã depois de uma refeição ou antes de dormir para neutralizar este ácido.
2. Diminui risco de diabetes
Estudos realizados pela California State University associaram a ingestão de maçãs a um menor risco de diabetes do tipo 2, com 1 maçã por dia pode reduzir em até 28% o risco de agravar a doença.
Com os polifenóis presentes na maçã previnem os danos nos tecidos das células beta do pâncreas.
3. Previne doenças cardiovasculares
Com um tipo de fibra chamada pectina onde possui grande riqueza, auxilia na diminuição na absorção de gorduras, reduzindo os níveis de colesterol no sangue e prevenindo contra infarto, derrame entre outras doenças cardiovasculares.
Também é composta com flavonoides e carotenoides que possuem ação antioxidante que acabam impedindo uma oxidação das células de gordura, auxiliando a equilibrar os níveis de colesterol ruim (LDL, no sangue).
4. Auxilia na prisão de ventre
Quando você consome bastante fibras esse é o método eficaz para evitar constipação e as maçãs são perfeitas nesse quesito devido seu alto teor de fibras.
Recomendamos a ingestão da fruta com a casca pois nela que contém a maior quantidade de fibras e relembrando da pectina que age como um prebiótico ajudando nosso intestino a ter um melhor funcionamento.
5. Evita o Alzheimer
Com os flavonoides que existem na maçã eles agem com uma ação antioxidante, que protegem nossas células do sistema nervoso central contra os radicais livres e auxiliam para evitar o Alzheimer.
Também auxiliam na circulação de sangue para evitar inflamações nas células do cérebro, agindo diretamente na melhora de nossa memória e prevenindo a demência.
6. Previne asma e rinite
A fruta contém quercetina, um outro flavonoide com grande ação imunomoduladora que auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico e inibem as células que causam inflamação, ajudando diretamente na prevenção da asma, rinite e bronquite.
7. Prevenção de cáries
Com a ingestão da fruta contribui para limpeza dos dentes e gengiva. Essas fibras limpam os dentes, juntamente com as propriedades antibacterianas que auxiliam para impedir que bactérias e vírus infectem a boca.
Também estimula a produção de secreção de saliva que é um composto alcalino que reduz a possibilidade da multiplicação de bactérias na boca. Uma pesquisa comprova esses benefícios que foram divulgados na revista Plos One.
8. Melhora função cerebral
Comer maçã faz bem para nosso cérebro, pois com a quercetina que é um dos antioxidantes em abundância na fruta, ajudam a reduzir a morte celular causada pela inflamação dos nossos neurônios. Além disso, possui vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, que auxilia na proteção do nosso sistema nervoso.
9. Fortalecimento dos ossos
As maçãs causam um efeito benéfico para nossa densidade e resistência dos ossos. Elas protegem contra a osteoporose que nada mais é que a deterioração do osso e aumento do risco de possíveis fraturas.
Quem consome mais a fruta acaba perdendo menos cálcio, que é um mineral essencial para manutenção dos nossos ossos.
10. Previne Obesidade
Um estudo publicado na revista Food Chemistry analisou como os compostos da maçã afetaram as bactérias em ratos obesos. Eles descobriram que a fruta tem um benefício sobre as bactérias intestinais, com essa descoberta pode levar a novas pesquisas para prevenir a obesidade em humanos.
Qual melhor forma de consumir a maçã?
Recomenda-se o consumo de uma maçã por dia com casca, para obter um melhor aproveitamento dos nutrientes da fruta. Em caso de consumo em forma de suco, ela acaba perdendo bastante o teor de suas fibras.
Escolha a fruta com casca acentuada, polpa firme que seja pesada e não contenha furos ou rachaduras, essa é uma das maneiras para melhor escolher.
As sementes devem ser descartadas pois contém cianeto e podem causar mal estar.
Fontes:
- HYSON, A, Dianne. A Comprehensive Review of Apples and Apple Components and Their Relationship to Human Health. Advances in Nutrition . vol.2. 5.ed; 408–420, 2011
- FRANCO, L, Pedro Miguel. Características Físico-químicas, Propriedades Funcionais e Perfil de Compostos Fenólicos de 17 Variedades de Maçãs Portuguesas. Tese para conclusão de doutorado em qualidade alimentar, 2014. Universidade Nova de Lisboa.
- PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Maçã com casca. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18756>. Acesso em 07 out 2020
- COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/>. Acesso em 22 nov 2021
- SHISHTAR, Esra et al. Long-term dietary flavonoid intake and risk of Alzheimer disease and related dementias in the Framingham Offspring Cohort. American Journal of Clinical Nutrition. Vol.112. 22.ed; 343-353, 2020
- WILLIAMSON, G. The role of polyphenols in modern nutrition. Nutr Bull. 42. 3; 226–235, 2017