Os alimentos ricos em carboidratos vêm de várias formas. Eles podem ser uma fonte de energia, melhorar o controle do açúcar no sangue e abaixar o colesterol. Eles também contêm uma grande variedade de nutrientes. Se você está procurando mais informações sobre carboidratos, continue lendo. Abaixo, descrevemos os benefícios à saúde dos alimentos ricos em carboidratos.
Boa fonte de energia
Os alimentos ricos em carboidratos fornecem ao corpo uma fonte fácil de energia. Os carboidratos são moléculas simples que se quebram rapidamente para produzir energia. Eles podem ser encontrados em uma variedade de alimentos, de frutas a grãos. Eles também fornecem a doçura em doces e produtos lácteos.
Os carboidratos são essenciais para nossos corpos e são nossa fonte preferida de energia. Eles quebram no estômago em glicose, que nosso corpo usa para alimentar nossos órgãos, tecidos e células. Sem carboidratos, o corpo quebra a proteína muscular e a gordura corporal para produzir energia. O cérebro precisa de glicose em particular, porque não pode usar outras fontes de combustível facilmente.
Melhora o controle de açúcar no sangue
Comer carboidratos saudáveis pode ajudá -lo a manter um bom controle de açúcar no sangue. Os carboidratos saudáveis incluem grãos integrais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em fibras e outros nutrientes. Evite alimentos processados que contêm açúcar adicionado, pois podem causar picos no açúcar no sangue. Da mesma forma, as bebidas com carboidratos não são nutricionalmente benéficas e só devem ser consumidas para tratar o baixo teor de açúcar no sangue. É sempre melhor contar carboidratos ou verificar o rótulo de nutrição antes de consumir um alimento.
Uma dieta rica em proteína também pode melhorar o controle do açúcar no sangue. Ajuda o seu corpo a armazenar e a usar aminoácidos, que estão construindo blocos de tecido corporal. As proteínas podem ser encontradas em músculos, órgãos, ossos e pele, e também são encontrados em muitos hormônios. O corpo também pode usar a proteína como uma fonte de energia de carboidratos não está prontamente disponível. No entanto, a proteína não levanta o açúcar no sangue tão rapidamente quanto outros tipos de carboidratos. Pode levar até 3-4 horas para o seu corpo processar proteínas.
Impede a constipação
Os alimentos ricos em fibras são uma excelente maneira de evitar a constipação. A fibra absorve a água e se liga com ácidos graxos, ajudando a manter as fezes macias e sem cocô. No entanto, os alimentos ricos em fibras podem causar inchaço e gás, para que sejam adicionados lentamente à sua dieta.
A fibra também é importante para a saúde do seu microbioma. Promove a motilidade intestinal, que coordena as contrações musculares no intestino. Isso ajuda a empurrar a comida ao longo do processo digestivo. Se você estiver constipado, aumentar a quantidade de fibra que você come diariamente ajudará.
Frutas e vegetais com alto teor de fibras também podem ajudar a evitar a constipação. Por exemplo, as peras contêm mais do que seu quinhão de fibras. De fato, apenas uma fatia de uma pêra fornece mais de 22% do seu subsídio diário recomendado (RDI). Outras frutas e legumes com alto teor de fibras incluem damascos, toranja e suco de ameixa.
Reduz o colesterol
Os carboidratos são uma parte importante de uma dieta saudável. Eles podem diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Estudos mostram que uma dieta com pouco carboidrato pode diminuir o colesterol melhor do que uma dieta rica em gordura. No entanto, a qualidade da ingestão de carboidratos é importante. Comer um equilíbrio saudável de alimentos integrais pode melhorar os níveis de colesterol.
Alimentos ricos em carboidratos simples
- Mel, açúcar e xarope de milho;
- Arroz branco e massas refinadas;
- Certas frutas, como por exemplo: melancia, abacaxi e banana;
- Alguns tipos de vegetais: abóbora, batata, beterraba e outros;
- Açúcar comum;
- Açúcar demerara;
- Chocolate;
- Pipoca;
- Refrigerante;
- Sorvete;
- Suco de laranja;
- Guloseimas no geral: bolo, torta, bala e doces no geral;
- Pães: pão de queijo, francês, broas, brioches e outros
- Massas: macarrão, nhoque, pizza, lasanha e etc;
Os carboidratos simples tanto podem ser ricos em outros nutrientes, quanto serem pobres em valor nutritivo. Estamos falando dos doces, massas brancas e outras guloseimas.
Alimentos ricos em carboidratos complexos
Veja quais os alimentos que têm carboidratos complexos:
- Frutas, como por exemplo: ameixa, mamão, pêra, morangos, kiwi, tangerina, limão, pitaya, banana e pêssego;
- Arroz integral;
- Arroz com grãos;
- Macarrão integral;
- Pães integrais ou com sementes;
- Vegetais do tipo repolho, brócolis, couve-flor;
- Feijão;
- Lentilha;
- Grão de bico;
- Ervilhas;
- Quinoa;
- Farinha de banana verde;
- Cereais naturais como a aveia;
- Tubérculos como batata doce com casca, mandioca e inhame.