Preparamos uma lista com os principais benefícios do consumo de rúcula, temos a certeza que após ler até o final, você não irá deixar de inserir no seu dia a dia que possui nutrientes exclusivos que vão estimular seu corpo a prevenir doenças.
Rúcula beneficia sua saúde de várias maneiras. É rico em fibras e sirtuins e é baixa em calorias. Também ajuda os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a combater a osteoporose. Também é alto em vitamina K, necessária para a saúde óssea.
Rica em sirtuina
A rúcula é um dos poucos alimentos rico em sirtuínas, que são proteínas que ajudam a regular o metabolismo dos corpos e promover a massa muscular. Nos últimos anos, os alimentos ricos em sirtuína tornaram-se cada vez mais populares. Isso ocorre porque os alimentos ricos em sirtuína têm vários benefícios à saúde, incluindo a capacidade de aumentar a massa muscular e queimar gordura. A rúcula é um excelente complemento para as saladas, pois pode ser consumido simples ou com verduras mais leves.
Rica em fibras
A rúcula contém grandes quantidades de fibras e atua como um anti-inflamatório, mantendo o corpo saudável de dentro para fora. Seu teor de fibras também é ótimo para limpar o cólon e melhora o movimento intestinal, essencial para a digestão adequada e a remoção de resíduos tóxicos. É um excelente vegetal para incluir em sua dieta diária e é um dos vegetais mais comuns em dietas em todo o mundo.
Baixa em calorias
A rúcula é um dos vegetais menos densos de calorias, com apenas 25 calorias por 100 gramas. Ela também possui muitos outros nutrientes promotores de saúde, incluindo fitoquímicos essenciais, antioxidantes e vitaminas. As folhas da rúcula são ricas em sulforafano, um antioxidante que tem sido associado a uma redução no risco de artrite reumatóide que acaba afetando várias articulações.
Bom para colecistite
A rúcula tem vários benefícios à saúde. Seus fitoquímicos ajudam a neutralizar os radicais livres, um tipo de dano que leva ao câncer. Também ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos. Alguns outros benefícios da rúcula incluem reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes.
Bom para contrações uterinas
A rúcula é um verde salada popular que tem sido usado como remédio natural para a infertilidade. Também é conhecido por tratar problemas de pele e ajudar a digestão. É uma fonte rica de folato e contém vitamina A, B e C, bem como magnésio e zinco. No entanto, não deve ser consumido por mulheres grávidas sem consultar um médico.
Bom para o coração
A rúcula é um vegetal adequado para o coração, porque está repleto de nutrientes saudáveis para o coração. Estudos mostraram que ele pode diminuir o colesterol e os triglicerídeos e a menor pressão arterial, o que é um fator de risco essencial para doenças cardiovasculares. Isso se deve à presença de cálcio e magnésio, que dilatam os vasos sanguíneos e mantêm uma pressão arterial saudável. Ele também contém potássio, o que pode reduzir o risco de hipertensão.
Bom para o trato gastrointestinal
A rúcula é uma rica fonte de fibra alimentar. A fibra é uma parte importante da dieta e ajuda na constipação. Também é alcalino, que ajuda o sistema imunológico e melhora a digestão. No entanto, muita rúcula pode causar constipação.
Bom para a pele
As folhas da rúcula, também conhecidas como foguete, são ricas em antioxidantes e outros nutrientes que são bons para a saúde da pele. Esses compostos ajudam a proteger as células da pele contra danos ambientais. Eles também são conhecidos por ajudar a proteger contra os efeitos dos raios ultravioleta.