Existem vários tipos diferentes de alimentos termogênicos. Isso inclui gorduras, carboidratos e proteínas. Cada um tem seu próprio valor termogênico exclusivo e benefícios à saúde. Além disso, os tipos de ingredientes e sabores em cada alimento podem influenciar suas propriedades termogênicas e taxa de queima de calorias. Se você optar por comer esses alimentos termogênicos ou não, depende de você.
Cogumelos
Esses cogumelos têm vários benefícios, incluindo perda de peso. Estudos mostraram que os cogumelos podem ajudar a prevenir a síndrome e obesidade metabólica. Além disso, eles podem ser úteis em futuras aplicações nutracêuticas e farmacêuticas.
Óleo de côco
Alimentos termogênicos com óleo de coco são uma tendência crescente no mundo da nutrição. Esses alimentos contêm MCTs, que são triglicerídeos de cadeia média. Essas gorduras, quando combinadas com uma dieta rica em proteínas, aumentam a termogênese e aumentam o gasto de energia.
Peixe
Os peixes gordurosos são carregados com ácidos graxos ômega-3, que promovem a saúde geral e impedem doenças. Embora o peixe não seja recomendado como um item básico na dieta, a boa notícia é que pode fazer parte de uma dieta saudável de vez em quando. Embora seja verdade que os altos níveis de gordura nos peixes podem aumentar o colesterol, os cortes mais magros podem ser menos prejudiciais. Os peixes também são ricos em proteínas e aminoácidos, o que pode aumentar seus músculos e aumentar seu metabolismo.
Chá oolong
Foi demonstrado que o chá de Oolong aumenta o gasto de energia do corpo e pode ajudá-lo a perder peso. O efeito termogênico dos chás pode aumentar seu gasto de energia geral em até 12%. No entanto, esse efeito pode não resultar em perda de peso, a menos que você também diminua a ingestão de alimentos. Em um estudo, as pessoas que bebiam chá de Oolong diariamente perderam uma média de oito gramas de gordura corporal.
Nozes
As nozes demonstraram auxílio a queimar gordura e manter seu peso sob controle. Elas contêm lipídios, que são lentamente absorvidos pelo corpo e fornecem energia para a termogênese. As nozes também contêm um alto nível de magnésio. As sementes são outra grande fonte de gorduras saudáveis, que são importantes para combater a inflamação e reparar os tecidos danificados pelos corpos.
Carne vermelha
Se você está tentando perder peso, é importante saber quais alimentos são termogênicos. Eles aumentam o metabolismo do seu corpo e ajudam a queimar calorias. Muitos desses alimentos contêm fibras alimentares, o que ajuda a queimar mais gordura. Eles também são uma boa fonte de vitaminas e minerais. No entanto, você deve escolher com sabedoria.
Óleo de peixe
Os efeitos termogênicos do óleo de peixe foram documentados em vários animais, incluindo ratos. No entanto, o mecanismo exato ainda não está totalmente compreendido, mas estudos sugerem que o óleo de peixe é capaz de ativar as células adiposas termogênicas.
Ervas e especiarias
Ervas e especiarias são uma ótima maneira de aumentar seu metabolismo e perder peso. Eles ajudam a aumentar o calor do corpo e os desejos de combater. Eles também ajudam você a se sentir cheio por mais tempo, o que pode ser útil quando você está tentando perder peso.
Cafeína
A cafeína é um estimulante que aumenta seu metabolismo. Funciona acionando a liberação de hormônios no corpo que aumentam a frequência cardíaca e a produção metabólica. Quando combinado com o exercício, isso aumenta seus níveis de energia. Para cada miligrama de cafeína em seu corpo, 0,1 calorias serão queimadas. Uma xícara de café contém cerca de 40 mg de cafeína. A pílula de suplemento de cafeína de 100 mg pode ajudá-lo a queimar cerca de 15 calorias por dia.
Chá verde
O chá verde é um excelente alimento termogênico e há muitos benefícios em beber diariamente. Estudos mostraram que ele pode diminuir o colesterol no sangue, os triglicerídeos e os níveis de leptina. O chá verde é uma excelente fonte de antioxidantes e também pode melhorar a função hepática. Além disso, o chá verde pode ajudá-lo a perder peso. No entanto, o chá verde não deixa de ter seus efeitos colaterais negativos. Altos doses de chá verde podem causar danos no fígado, então beba com cautela.