Conheça os 8 benefícios do açafrão

Preparamos uma lista com os 8 principais benefícios do açafrão, temos a certeza que após ler até o final, você não irá deixar de inserir no seu dia a dia que possui nutrientes exclusivos que vão estimular seu corpo a prevenir doenças.

Anúncios

Antes de listar os benefícios eu preciso que você saiba já de início que inserindo em suas receitas, poderá se beneficiar das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo, por isso muito útil para aliviar os sintomas da TPM, auxiliar no emagrecimento ou prevenir doenças cardiovasculares, entre outros que citarei logo abaixo.

benefícios açafrão (imagem do google)

Atualmente o açafrão é visto como uma das especiarias mais completas que existe. Vários estudos têm apontado as vantagens que ele oferece para o corpo e para o cérebro. Conheça as principais:

Anúncios

1. Auxilia no emagrecimento

O consumo prolongado do açafrão, tem ação sobre nosso sistema nervoso provocando um aumento dos nossos níveis de serotonina do cérebro. Atuando diretamente como um inibidor do nosso apetite gerando uma sensação de saciedade.

2. Previne a doença de Parkinson

Estudos realizados em laboratório com ratos demonstraram o efeito antioxidante da crocetina que está presente no açafrão, que auxilia na proteção dos neurônios, melhorando a falta de coordenação motora. Porém ainda são necessários estudos em humanos para comprovar o benefício.

3. Melhora saúde sexual

Com propriedades afrodisíacas, o açafrão demonstra grandes benefícios até mesmo em pessoas que fazem uso contínuo de antidepressivos. Em homens que utilizaram por 1 mês, tiveram menos problemas com ereções.

Anúncios

Já em mulheres foi constatado que auxiliou no aumento do desejo sexual e lubrificação íntima.

4. Auxílio na depressão

Conforme alguns estudos publicados no PubMed, com o uso do açafrão, auxiliou em casos de depressão leve. É válido destacar que nenhum alimento sozinho consegue combater a depressão, como é um transtorno mental recomenda-se o acompanhamento com um médico capacitado para auxiliar na mudança de hábitos e medicação necessária.

5. Previne doenças cardiovasculares

Com a presença da crocina com grande poder antioxidante, ajuda na redução do colesterol ruim que é o causador da formação de placas em nossas artérias. Assim, com o uso dessa especiaria, pode auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, derrame ou infarto.

6. Melhora da visão

Estudos publicados no PubMed, relataram que pessoas utilizando diariamente por 6 meses ou mais acabaram auxiliando no funcionamento a longo prazo da retina em pessoas que tinham problema, principalmente quem tinha degeneração macular que é causada pela idade, afeta principalmente pessoas idosas que em alguns casos até perdem a visão.

7. Fonte de antioxidantes

Como fontes principais de antioxidantes podemos citar a crocina e a crocetina que são responsáveis pela cor avermelhada da especiaria, safranal que atua diretamente na modulação e controle da ingestão de alimentos, aumento da saciedade e controle glicêmico, auxiliando no gerenciamento de peso corporal e o kaempferol que é benéfico em doenças inflamatórias crônicas como a degeneração discal, osteoporose e pós-menopausa.

8. Alívio de sintomas da TPM

Com suas propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, pode auxiliar nos principais sintomas de TPM como irritabilidade, dor de cabeça, cólica e desejo por alimentos com alto índice de açúcar.

Qual melhor forma de consumir o açafrão?

Ele pode ser encontrado como especiaria, para utilizar no tempero de alimentos, especialmente arroz, sopas, risotos, legumes, carnes e molhos.

Também pode ser encontrado na forma de remédio caseiro, chás ou em cápsulas.

No caso do açafrão em formato de raiz é recomendado o uso de duas a três rodelas por dia.

Em caso de pó o recomendado é uma colher de chá(5 gramas).

Se for em cápsulas é recomendado o uso entre 20 mg e 100 mg por dia por até 3 meses.

Quem não deve usar?

Não deve ser utilizado por gestantes ou mulheres no período de amamentação, pois pode provocar contrações no útero, aumentando risco de aborto ou hemorragia.

Uma outra observação é para pessoas que possuem transtorno bipolar ou alergias a azeitona ou outras espécies de plantas como Lolium, Salsola ou Olea.

Fontes:

  • NOORBALA, A. A.; et al. Hydro-alcoholic extract of Crocus sativus L. versus fluoxetine in the treatment of mild to moderate depression: a double-blind, randomized pilot trial. J Ethnopharmacol. 97. 2; 281-4, 2005
  • KANG, C.; et al. Saffron (Crocus sativus L.) increases glucose uptake and insulin sensitivity in muscle cells via multipathway mechanisms. Food Chem. 135. 4; 2350-8, 2012
Rolar para cima